clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 7 jun 2013
75º Podcast Mises Brasil - Aurélio Schommer

logo_baixa.jpgENTREVISTA 75 – AURÉLIO SCHOMMER 

Em razão do circunstancial interesse por economia e política, uma parte numerosa dos leitores acabam por ignorar e negligenciar o estudo da história do Brasil, o que ajuda a entender como e por que se desenvolveu no país uma mentalidade estatista e de servidão voluntária. E nesse sentido, a História do Brasil Vira-Lata, de Aurélio Schommer, é um livro precioso e de leitura fundamental para se compreender essa dimensão cultural da nossa sociedade.

Embora o objeto de estudo seja as razões históricas da tradição autodepreciativa brasileira, herdeira direta e viva da colonização portuguesa, o livro toca em pontos fundamentais sobre como a ideia de um estado centralizado e de uma elite que se beneficiava do governo ajudou a formar um traço do nosso comportamento atual e a moldar a postura intervencionista do estado brasileiro na época e hoje. 

Em entrevista ao Podcast do IMB, Aurélio cita e analisa as características da mentalidade de dependência do estado desde a formação na nação e traça um paralelo com a mentalidade do brasileiro de hoje. Ele também explica qual era a concepção de liberdade na época e o que ela nos deixou como herança cultural, além de avaliar a atuação de personalidades intelectuais e políticas que contribuíram na luta pelas liberdades individuais, políticas e econômicas, gente como Antônio Pereira Rebouças, que “usou seus quatro mandatos” como deputado do Império “para defender o liberalism econômico, com grande erudição, successor à altura de Silva Lisboa na luta pelo livre mercado  pelo respeito à propriedade privada, e, principalmente, pela causa da igualdade de tratamentos a todos sem distinções de cor” (História do Brasil Vira-Lata, p. 94).





  • Alfeu Rabelo Neto  08/06/2013 01:19
    Também espero sinceramente que ele desenvolva esse projeto!
  • Cristiano  09/06/2013 01:36
    É um projeto que deve ser abraçado por todos os historiadores!
  • Rafael  19/07/2013 13:13
    parabéns!
    acabo de comprar o livro do Aurelio me pareceu muito bom!


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.