clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 24 34aio 2013
73º Podcast Mises Brasil - Mariana Marcolin Peringer
logo_baixa.jpgENTREVISTA 73 – MARIANA MARCOLIN PERINGER

Se para quem tem acesso à Escola Austríaca por indicação ou pela internet a descoberta se converte num poderoso estímulo intelectual, imagine-se na situação de ter um pai professor de economia e estudioso da teoria. Para Mariana Marcolin Peringer, filha do professor Alfredo Marcolin Peringer, duas vezes entrevistado neste Podcast (aqui e aqui), estudar a Escola Austríaca era trilhar o bom caminho teórico pavimentado pelo pai por reconhecer a força das ideias.

Nada mais natural, portanto, que ao fazer o curso de economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mariana tenha decidido aplicar a teoria Austríaca na elaboração da monografia de conclusão de curso na qual analisou a relação entre o livre mercado e o crescimento econômico. “A conclusão do trabalho é que o livre mercado é o sistema que mais favorece a prosperidade e a formação da riqueza das nações. Quanto mais livre for o mercado, maior o crescimento econômico. E esse é um dos pilares da Escola Austríaca de Economia”, afirma Mariana nesta entrevista ao Podcast do IMB.

Mariana, que trabalha como analista de equities no BB-Investimentos (subsidiária que representa o Banco de Investimentos no Banco do Brasil), explicou nesta entrevista como se dá a relação entre livre mercado e desenvolvimento econômico e os fundamentos que estabelecem essa conexão. Ela também analisou a condição do Brasil em relação às cinco fontes do progresso econômico estudadas na monografia (Propriedade Privada, a Liberdade de Intercâmbio Econômico, Mercados Competitivos, Mercado de Capitais Eficiente, Estabilidade Monetária, Baixas Taxas de Imposto e Livre Comércio Internacional) e o fato de o país, numa lista de 177 países, ser o 100º colocado no Índice de Liberdade Econômica da Heritage Foundation de 2013, sendo qualificado como um país, na sua maior parte, não-livre, e estar na 130ª posição (numa lista de 185 países) no relatório Doing Business de 2012.

Diante do ambiente de negócios no Brasil, Mariana fez considerações a respeito dos incentivos gerados e suas consequências para os empreendedores e para o mercado, além de avaliar o grau de soberania do consumidor e opinar sobre os reflexos do crescimento do estado brasileiro nos cinco elementos centrais indicados na monografia como capazes para medir o progresso econômico: 1- tamanho do governo, incluindo gastos, tributos e empreendimentos públicos; 2- a estrutura legal e a segurança dos direitos de propriedade, 3- moeda e inflação; 4- liberdade para realizar trocas com o exterior; e 5- regulamentação do Crédito, do trabalho e dos negócios.




  • Cristiano  27/05/2013 19:58
    Excelente podcast. A forma clara com que Mariana explica os conceitos não deixa duvida que a Escola Austríaca é a melhor ferramenta para a compreensão da realidade.
  • Joao  29/05/2013 12:02
    eu fico impressionado como a Escola Austríaca explica grandes problemas econômicos duma forma tão simples de compreender.

    Muito bom o podcast! Espero que a monografia dela tenha pelo menos alertado alguns acadêmicos.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.