clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 26 abr 2013
69º Podcast Mises Brasil - Alfredo Marcolin Peringer
logo_baixa.jpgENTREVISTA 69 – ALFREDO MARCOLIN PERINGER

Um dos grandes estudiosos da Escola Austríaca no Brasil, o economista e professor Alfredo Marcolin Peringer considera a célebre frase "O que se vê e o que não se vê" de Frederic Bastiat um axioma. "A primeira impressão que temos do que ocorre tanto no âmbito social quanto no econômico é aquilo que se vê, o que aparece. No que se refere aos preços, o que as pessoas vêem é a alta dos preços da maçã, da banana, do feijão, do arroz, mas não vê o que está por trás, como o crescimento monetário. Então, elas vêem os empresários como os responsáveis pelo aumento, mas o que causa aquilo é o que elas não vêem, como a atuação do Banco Central e o Ministério da Fazenda, por exemplo".

A aplicação da perspectiva da Escola Austríaca no insight de Bastiat veio a propósito do tema escolhido pelo Fórum da Liberdade deste ano, evento no qual o professor Peringer, autor dos livros Monetarismo vs Keynesianismo vs Estruturalismo – Inflação, Desemprego e Taxas de Juros (Editora Globo- RJ) e Economia Heterodoxa vs Economia Ortodoxa - Os Planos Econômicos Brasileiros (Editora Ortiz – RS), esteve presente na PUC em Porto Alegre e concedeu esta segunda entrevista ao Podcast do Mises Brasil (a primeira pode ser ouvida ou baixada aqui).

Durante a conversa, Peringer explicou o que se vê e o que não se vê na economia brasileira e avaliou o cenário econômico do país diante das decisões de política econômica adotadas pelo governo federal. "Os problemas tendem a se agravar. O setor público é estimulado a gastar; é uma força incomensurável que nada segura".




  • senna madureira  26/04/2013 16:20
    Pena que não houve oportunidade para o nobre Prof. Alfredo Peringer pudesse falar mais sobre a Praxeologia.

    Parabéns Bruno pela entrevista, a qual foi uma verdeira otimização da oportunidades.

    No meio de um importante evento, vc. cuidou do PodCast
  • Bruno Garschagen  28/04/2013 01:28
    Caro Senna,

    muito obrigado pelo comentário.

    Na primeira entrevista que fiz com o professor Peringer ele falou sobre praxeologia: www.mises.org.br/FileUp.aspx?id=172

    Um grande abraço.
  • Diogo Bucci  27/11/2014 01:24
    Prezado Bruno,

    Tentei algumas buscas sobre o livro de ciências sociais do Prof Alfredo mencionado no podcast 14, em parceria com o Hélio, porém sem sucesso. Sabe se eles ainda pretendem publica-lo?

    Grato

    DB


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.