clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 12 abr 2013
67º Podcast Mises Brasil - Gabriel Calzada Álvarez
logo_baixa.jpgENTREVISTA 67 – GABRIEL CALZADA ÁLVAREZ

Gabriel Calzada Álvarez é um dos mais brilhantes e atuantes intelectuais da nova geração da Escola Austríaca de Economia. Doutor em economia, é o fundador e presidente do Instituto Juan de Mariana, entidade que goza de grande prestígio e influência na Espanha, além de atuar como professor-associado de economia na Universidad Rey Juan Carlos e como professor-visitante na Universidad Francisco Marroquín.

Gabriel  esteve no Brasil esta semana para proferir uma palestra no dia 9 no Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, no painel "Falta de infraestrutura: a infraestrutura pública é gratuita?". Usando o exemplo dos gastos da Espanha com a energia verde, mostrou o que acontece quando o governo está no comando desse tipo de investimento e como se constrói uma bolha cuja conta será paga pela sociedade.

Um dia antes dessa palestra, o presidente do Instituto Juan de Mariana recebeu gentilmente o Podcast do Instituto Mises Brasil para conceder esta entrevista na qual explicou a perspectiva do padre Juan de Mariana sobre como a tributação representa uma intervenção no direito de propriedade e mostrou de que forma essa abordagem pode ser aplicada atualmente na espoliação legal promovida pelos governos.

Gabriel também analisou se a posição dos filósofos da Escola de Salamanca sobre liberdade de mercado e direito de propriedade estaria mais próxima ou mais distante da posição oficial da Igreja Católica, e mostrou que há uma conexão e certa influência dessa Escola em pensadores liberais Anglo-Saxões como John Locke e Adam Smith, e não apenas em filósofos europeus continentais.

E no que se refere à praxeologia, o professor da Universidad Francisco Marroquín dissertou sobre o elo entre a Escola de Salamanca, o Iluminismo Escocês e a Escola Austríaca.   

OBS: a entrevista está em inglês






  • anônimo  29/11/2017 02:20
    Cara, nem todo mundo fala inglês no Brasil. Por favor traduza.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.