64º Podcast Mises Brasil - Filipe Rangel Celeti
ENTREVISTA 64 - FILIPE RANGEL CELETI
A divulgação dos erros crassos e de escolha de temas extravagantes, como receita de miojo
e o hino do Palmeiras, na prova de redação do ENEM provocou as
indignações de sempre e expôs mais uma vez o resultado do sistema de
educação brasileiro cuja política nacional é definida pelo Ministério da
Educação (MEC), que, se fosse avaliado pelo mercado, já teria fechado
as portas.
Aproveitando o tema que foi destaque nos jornais e nas
redes sociais esta semana, o Podcast do Instituto Mises Brasil foi
entrevistar pela segunda vez (o primeiro podcast pode ser ouvido aqui) o professor e mestre em Educação, Arte e História da Cultura Filipe Rangel Celeti, que traduziu o livro Educação: Livre e Obrigatória, de Murray Rothbard, um libelo pela liberdade no ensino.
Filipe
explicou de que forma é possível criticar o atual modelo de ensino
formal no Brasil que resultou nesse estado de coisas a partir da
perspectiva adotada por Rothbard no referido livro. Ele também analisou a
concepção de Rothbard sobre educação individual e instrução formal e,
usando um exemplo do livro, falou acerca das técnicas desenvolvidas no
Brasil para impedir o crescimento do poder de raciocínio e do pensamento
independente entre as crianças a partir do desenvolvimento da educação
obrigatória, que, nas palavras de Rothbard, é uma história da usurpação
estatal do controle dos pais sobre seus filhos para o próprio bem do
estado" e "uma imposição de uniformidade e igualdade para reprimir o
crescimento individual".
O Podcast também aborda o debate sobre o
homeschooling e de que forma o sistema de ensino atual ratifica e
legitima a visão contrária de especialistas e do estado brasileiro
contra o ensino domiciliar (aqui pode ser ouvido o Podcast com Cleber Nunes).
Filipe avalia até que ponto se aplica à reação contra o homeschooling
no Brasil a afirmação de Rothbard de que "na base do totalitarismo e da
educação obrigatória está a ideia de que as crianças pertencem ao estado
mais do que a seus pais".