clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 22 mar 2013
64º Podcast Mises Brasil - Filipe Rangel Celeti
logo_baixa.jpgENTREVISTA 64 - FILIPE RANGEL CELETI

A divulgação dos erros crassos e de escolha de temas extravagantes, como receita de miojo e o hino do Palmeiras, na prova de redação do ENEM provocou as indignações de sempre e expôs mais uma vez o resultado do sistema de educação brasileiro cuja política nacional é definida pelo Ministério da Educação (MEC), que, se fosse avaliado pelo mercado, já teria fechado as portas.

Aproveitando o tema que foi destaque nos jornais e nas redes sociais esta semana, o Podcast do Instituto Mises Brasil foi entrevistar pela segunda vez (o primeiro podcast pode ser ouvido aqui) o professor e mestre em Educação, Arte e História da Cultura Filipe Rangel Celeti, que traduziu o livro Educação: Livre e Obrigatória, de Murray Rothbard, um libelo pela liberdade no ensino.

Filipe explicou de que forma é possível criticar o atual modelo de ensino formal no Brasil que resultou nesse estado de coisas a partir da perspectiva adotada por Rothbard no referido livro. Ele também analisou a concepção de Rothbard sobre educação individual e instrução formal e, usando um exemplo do livro, falou acerca das técnicas desenvolvidas no Brasil para impedir o crescimento do poder de raciocínio e do pensamento independente entre as crianças a partir do desenvolvimento da educação obrigatória, que, nas palavras de Rothbard, é uma história da usurpação estatal do controle dos pais sobre seus filhos para o próprio bem do estado" e "uma imposição de uniformidade e igualdade para reprimir o crescimento individual".

O Podcast também aborda o debate sobre o homeschooling e de que forma o sistema de ensino atual ratifica e legitima a visão contrária de especialistas e do estado brasileiro contra o ensino domiciliar (aqui pode ser ouvido o Podcast com Cleber Nunes). Filipe avalia até que ponto se aplica à reação contra o homeschooling no Brasil a afirmação de Rothbard de que "na base do totalitarismo e da educação obrigatória está a ideia de que as crianças pertencem ao estado mais do que a seus pais".





  • Renan  25/03/2013 16:06
    Slayer na abertura, hahaha!
  • Luiz Celso Nicolau dos Santos  25/03/2013 19:43
    É necessário simplificar as normas gramaticais da língua portuguesa no Brasil para facilitar a utilização em todos os setores da sociedade com reforma sem os purismos inúteis.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.