clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 15 fev 2013
59º Podcast Mises Brasil - Leonidas Zelmanovitz
logo_baixa.jpgENTREVISTA 59 – LEONIDAS ZELMANOVITZ

Em sua tese de doutorado "Fundamentos filosóficos de las instituciones monetarias", defendida em 2011 na Universidad Rey Juan Carlos (Madri), o brasileiro Leonidas Zelmanovitz dedicou-se a um ambicioso e desafiador projeto: investigar a natureza da moeda e das instituições que se desenvolvem ao seu redor a partir de uma perspectiva metafísica, epistemológica, ética e política. Seu objetivo era, a partir da compreensão dos fenômenos monetários e mediante uma investigação sobre a sua natureza e princípios filosóficos, descobrir se era ou não possível fazer um juízo moral sobre a moeda.

Nesta entrevista ao Podcast do Instituto Mises Brasil, Leonidas, que é Fellow do Liberty Fund, mestre em Economia Austríaca e doutor em Economia Aplicada pela Universidad Rey Juan Carlos, explica os pontos principais de sua pesquisa e a sua posição. "Sem um conhecimento adequado e uma posição correta sobre qual é a natureza e a função da moeda em sociedade, sobre quais são as limitações de conhecimento que se tem sobre fenômenos monetários não é possível fazer um julgamento sobre o que é certo e o que é errado em termos de política monetária. Não é possível, na minha opinião, e essa é a tese que eu defendi, fazer um juízo moral sobre a moeda. E, sem isso, as avaliações que se podem fazer da adequação de políticas monetárias ficam imensamente prejudicadas".

Leonidas, que gentilmente ofereceu enviar o arquivo com a tese de doutorado para todos os ouvintes deste podcast interessados no assunto (basta enviar email para lzelmanovitz@libertyfund.org mencionando esta entrevista), também respondeu à pergunta formulada por Rothbard no livro "O que o governo fez com o nosso dinheiro?", que será lançado pelo IMB, ou seja, se a oferta de moeda deve ser regulada por algum tipo de critério ou se pode ser deixada totalmente para o livre mercado, e de que forma as intervenções do governo nos arranjos monetários e financeiros relativizam ou reduzem a proteção legal dos direitos de propriedade.





  • Marcelo  07/05/2013 22:00
    Esse entrevistado está longe de ter uma visão austríaca. Defendeu o controle da moeda pelo governo, e ainda disse que isso não é necessariamente ruim, entre outros.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.