clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 4 jan 2013
53º Podcast Mises Brasil - Martim Vasques da Cunha

logo_baixa.jpgENTREVISTA 53 – MARTIM VASQUES DA CUNHA 

A utopia é um rico problema teórico tratado pela filosofia política, também no que se refere ao estudo das ideologias, muito embora a bibliografia sobre o tema ainda seja pequena. Os estudiosos do assunto ainda sequer chegaram a um consenso sobre qual é a melhor definição da palavra criada pelo inglês Thomas More (depois canonizado) em sua famosa obra homônima que definiu, em parte, a sua concepção literária e política.

Partindo da obra e da biografia de More, o jornalista e escritor Martim Vasques da Cunha decidiu estudar o problema no livro Crise e Utopia – O Dilema de Thomas More (Vide Editorial) que também explica a questão do poder e de sua dimensão e crescimento. Neste primeiro Podcast de 2013, Martim explica os desdobramentos da mentalidade utópica para as ideologias políticas que transformaram o século XX e a consagração da social-democracia como ideologia e sistema político.

O jornalista explica que, assim como os regimes totalitários do século XX, "a social-democracia também quer mudar a natureza humana, e não só o comportamento humano". A grande diferença, segundo ele, é que a social-democracia obscurantista (expressão usada por Paulo Mercadante) faz isso através de meios mais sedutores e com promessas de ajuda material e de apoio social que criam a ilusão de certo conforto. Por isso, Martim é taxativo ao afirmar que: "A social-democracia é o comunismo com camisinha".

Martim também conta a sua experiência como colaborador do site O Indivíduo, pioneiro na internet na apresentação das ideias e de autores do pensamento liberal, e que serviu de influência para muitos liberais, e onde teve o primeiro contato com autores como Ludwig von Mises, Murray Rothbard e Hans-Hermann Hoppe.





  • João Paulo  05/11/2014 11:30
    Não estou conseguindo efetuar o download do arquivo, por favor verificar se está tudo ok.
  • Adalberto Queiroz  07/05/2015 18:37
    Parece que o problema de download é comum, J.Paulo!
    À parte isso - e ao rock que abre o programa - tudo ótimo.
    Esse rapaz entrevistado é um craque.
    São Thomas More proteja o jovem pensador.
    Abraços,
    Beto.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.