clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 14 dez 2012
50º Podcast Mises Brasil - Jorge Peixoto Vasquez

logo_baixa.jpgENTREVISTA 50 - JORGE PEIXOTO VASQUEZ

Se os admiradores e defensores do livre mercado e do empreendedorismo tendem a ver o empresário brasileiro como uma espécie de herói, o que dizer daquela categoria especial de empreendedores que também defendem as ideias da liberdades, da Escola Austríaca e se assumem como anarco-capitalistas?

É nesse grupo que se insere Jorge Peixoto Vasquez, graduado em engenharia elétrica, sócio da Pret-Apporter (startup focada em redes sociais para o mercado de moda) e presidente do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP). “Sou um pacifista, anarquista e libertário do ponto de vista moral. Não faz sentido para mim existir uma sociedade pacífica, que é a que desejo, nesse sistema atual organizado sob a égide de uma coisa chamada estado, que é definido principalmente pelo monopólio do uso da força”.

Nesta entrevista ao Podcast do Instituto Mises Brasil, Jorge também explica como o IFL desenvolve a formação de seus membros em face de um ambiente culturalmente antiempresário e antimercado, com todos os incentivos para que os empreendedores se tornem defensores e colaboradores do governo. Ele cita os livros e autores liberais, libertários e Austríacos utilizados nos estudos e comenta sobre a maior dificuldade na realização desse trabalho. “Geralmente, a perspectiva inicial dos novos membros é social-democrata, mas essa visão vai mudando com o acesso a autores liberais e libertários e os debates”.

Membro do IFL-SP desde 2009, onde teve o primeiro acesso ao conteúdo das ideias da liberdade e onde já atuou como diretor de formação, Jorge também opinou sobre a forma mais adequada de atuação de institutos como o IFL para desenvolver o trabalho da maneira mais produtiva e eficiente.






Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.