clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 7 dez 2012
49º Podcast Mises Brasil - Itamar Flávio Silveira

logo_baixa.jpgENTREVISTA  49 - ITAMAR SILVEIRA

O professor Itamar Flávio Silveira dedicou uma parte de sua juventude aos ideias de esquerda. Quando era estudante universitário no curso de história, participou de grupos de estudos marxista, foi presidente de centro acadêmico e chegou a fazer parte da direção do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em Maringá (PR). Hoje, com o fim do compromisso e após 21 anos como professor do departamento de história da Universidade Estadual de Maringá, onde usa os conhecimentos de Escola Austríaca nas suas aulas de história econômica, sugere sucintamente como lidar com a dominação ideológica nas universidades: "O grande inimigo do socialismo é o estudo".

Neste Podcast do Instituto Mises Brasil, o professor Itamar explica como utiliza as obras de Ludwig von Mises e de F. A. Hayek para ensinar história com uma perspectiva Austríaca, ou seja, fundamentada na ação humana e não no historicismo marxista. "Numa perspectiva marxista, a conjuntura, o meio, produz o homem. Numa perspectiva Austríaca, o indivíduo é importante. O método marxista, na verdade, é muito bobinho".

Também mestre em Educação, autor do livro "A Construção do Atraso" e coautor da obra "História Econômica Moderna e Contemporânea", Itamar lista os autores que utiliza nas suas aulas e define com uma frase por quê se deixou seduzir pela esquerda, frase esta que também sintetiza a sua experiência como aluno de gradução: "Fui um aprendiz da ignorância". Atualmente, devido ao desenvolvimento e a difusão das ideias da liberdade potencializada pela internet e à grande quantidade de pessoas, especialmente jovens, interessados na Escola Austríaca, o professor Itamar, embora não seja propriamente um otimista, acha que estamos vivendo um bom momento para a divulgação e defesa das ideias liberais.




  • Gustavo BNG  07/12/2012 20:38
    Eu "quebrei a cara" ao ler esta entrevista. Pensava que não havia ex-marxista. Felizmente, há!
  • Luciano  08/12/2012 06:48
    Gustavo, é até ingênuo pensar que não existe ex-marxista. O que vejo comumente, e o Prof. Itamar é prova disso, é desinformação pura e simples. O que falta é difundir o pensamento liberal e por isso o trabalho do IMB e outros think tanks é tão importante. Não tenho dúvidas que muitos que aqui frequentam foram retirados das amarras do pensamente estatista com um simples choque de realidade.

    O caminho é basicamente este: disseminar as ideias, pois temos a Realidade a nosso favor.



  • Cristiano  07/12/2012 21:28
    Itamar está nofornt da batalha. É como se fosse aquele que vai no mais fundodo poço pra desentupir.
  • Patrick de Lima Lopes  08/12/2012 05:44
    Excelente entrevista.
    Ainda há alguém honesto nas universidades brasileiras.
  • Ricardo Zara  19/09/2013 00:04
    Boa entrevista professor Itamar. Sempre com uma opinião legítima. Com certeza um grande professor.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.