clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 17 ago 2012
33º Podcast Mises Brasil - André Burger

logo_baixa.jpgENTREVISTA  33 -- ANDRÉ BURGER

Em 2005, a revista Exame publicava uma matéria um tanto equivocada sobre o Instituto de Estudos Empresariais (IEE), classificado pela repórter (preparem-se) como "uma espécie de MST do liberalismo". A reportagem, no entanto, trazia a posição de André Burger, nosso entrevistado de hoje, sobre o Banco Central: "é completamente dispensável. Seria melhor se vários bancos concorressem entre si, gerenciando suas próprias moedas. As pessoas escolheriam a moeda com que querem negociar." Sete anos depois, a opinião de André sobre o BC não se modificou. Ante a pergunta sobre o papel do BC na crise econômica, foi taxativo:

"O fato de o BC não permitir que o mercado se acomode, seja regulando juros, câmbio, seja emitindo moedas, faz com que ele torne a crise mais longa, senão pior. (...) Qualquer atuação do Banco Central é contra o mercado, consequentemente, sua atuação é nefasta. Suas ações são desnecessárias numa economia que pretende ser uma economia de mercado."

Senior Partner da Proinvest, membro do IEE e da Mont Pelerin Society, André tem já uma história em defesa das ideias da liberdade. Neste podcast, ele também opinou sobre o atual estágio e os rumos da crise econômica, além de comentar o ambiente de intervenções do governo que, segundo disse, deixa ainda mais atual o conjunto de histórias narradas em Jonas, o Ingênuo, de Ken Schoolland, livro lançado em 1995 e cuja tradução no Brasil ele supervisionou e elaborou as notas. Ele no entanto concorda que uma atualização da obra seria bem-vinda. "Tem que pedir ao Schoolland escrever Jonas, o Ingênuo II."

A conversa também avançou para a possibilidade ou impossibilidade de se adotar soluções liberais graduais ou se o sistema já funciona de forma a se aproveitar dessas propostas para convertê-las em instrumentos com maior poder de intervenção, e citou qual seria, na sua perspectiva, o autor que teria a proposta teórica mais adequada para os problemas políticos e econômicos que estamos vivendo.

André também revelou a quantas anda o seu projeto de traduzir a obra Man, Economy and State, de Murray Rothbard.




  • mcmoraes  24/08/2012 07:24
    Uma das melhores entrevistas do Podcast do Bruno! Muito obrigado.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.