clube   |   doar   |   idiomas

São 223 páginas que sintetizam anos e anos de estudos e análises do comportamento humano, da economia e das relações entre os indivíduos. O livro Economia do Indivíduo - o legado da Escola Austríaca, de autoria do economista carioca Rodrigo Constantino é um passeio simples e completo pelas ideias dos principais estudiosos da Escola Austríaca de economia, a mais árdua defensora do indivíduo e da liberdade corrente do pensamento econômico. A obra é a primeira publicado pelo Instituto Ludwig von Mises Brasil. 


Em seus 15 capítulos e 3 anexos, Constantino traz uma resenha de algumas das mais importantes obras sobre a Ciência Econômica. Entre os autores, estão os grandes nomes da EA, como Carl Menger, Ludwig von Mises, F. A. Hayek, Murray Rothbard, Israel Kirzner, entre outros. Além dos pensadores clássicos, o autor também sintetiza a obra dos atuais nomes da EA no mundo, como Lew Rockwell, Hans-Hermann Hoppe, Jesus Huerta de Soto, Walter Block e Ron Paul, congressista americano que é o principal adepto da EA e do libertarianismo nos Estados Unidos. 


O livro é uma apologia à liberdade e às escolhas individuais. Os temas abordados são bastantes amplos e abrangem tanto a teoria econômica quanto assuntos atuais que afetam a todos, como a atual crise financeira. Em resumo, a obra mostra como as interferências estatais têm causado prejuízos, ciclos econômicos e prejudicado o crescimento real da economia e a poupança individual de cada pessoa. 


Esse é o quinto livro de Rodrigo Constantino, economista formado pela PUC-RJ com MBA em finanças pelo IBMEC. Ele escreveu Prisioneiros da Liberdade, Estrela Cadente: as contradições do PT, Egoísmo Racional: o individualismo de Ayn Rand e Uma luz na escuridão: as ideias de grandes pensadores da humanidade. Rodrigo é colunista do jornal O Globo; também escreve para diversos sites e blogs, além de publicar artigos no Valor Econômico e na revista O Voto. É membro-fundador do Instituto Millenium, diretor do Instituto Liberal, membro do conselho consultivo do Instituto Federalista e membro do conselho de administração do Instituto Mises Brasil. Foi também o vencedor do prêmio Libertas do XXII Fórum da Liberdade.


Baixar PDF.png



Sobre o autor

Rodrigo Constantino é formado em Economia pela PUC-RJ e tem MBA de Finanças pelo IBMEC. Trabalha desde 1997 no mercado financeiro, primeiro como analista de empresas, depois como gestor de recursos. É autor de cinco livros: "Prisioneiros da Liberdade", "Estrela Cadente: As Contradições e Trapalhadas do PT", "Egoísmo Racional: O Individualismo de Ayn Rand", "Uma Luz na Escuridão" e "Economia do Indivíduo - o legado da Escola Austríaca".


ADICIONAR À MINHA BIBLIOTECA