Se é a demanda que gera oferta, como acreditam os economistas do lado demanda, como explicar o surgimento do iPad e do iPhone, por exemplo?
Não havia nenhuma demanda por isso. Ninguém pedia por isso. Aliás, quando o iPad surgiu, ninguém acreditava na viabilidade dele. A imprensa dizia que ele nasceu morto. No entanto, ele viralizou.
Quem só olha a economia pelo lado da demanda não consegue explicar absolutamente nada do que acontece. E muito menos entende o mais básico sobre empreendedorismo e descobertas. Empreender não é satisfazer demandas presentes. Empreender é se antecipar aos gostos futuros dos consumidores, e estar pronto para sempre satisfazê-los.
Isso é tão básico que até microempreendedores semianalfabetos sabem disso. Quando há um show ao ar livre, por exemplo, pipoqueiros, vendedores de cachorro-quente, e food-trucks vão ao local para vender seus produtos. E eles se instalam lá antes do show começar. Ou seja, por definição, eles vão para lá ofertar seus produtos sem que tenha havido uma única demanda anterior. Quando eles chegam ao local, ainda não houve nenhuma demanda, pois ainda não tem ninguém no local. Eles simplesmente se antecipam e imaginam que haverá demanda por seus produtos. Eles não chegam após a demanda se manifestar. Eles chegam muito antes de o primeiro esfomeado aparecer em suas barracas. Isso é se antecipar. Isso é ofertar antes da demanda surgir. Básico.
www.mises.org.br/article/2774/a-ideia-de-que-os-gastos-dos-consumidores-geram-empregos-atenta-contra-a-logica