clube   |   doar   |   idiomas

21/05/2019 00:00  por  Helio Beltrão \  economia

É legítima a ação policial que dá rajadas de tiros a partir de um helicóptero em uma lona não-identificada, como no recente caso do sobrevoo do governador do Rio de Janeiro em Angra dos Reis?

Para responder, devemos revisitar as bases filosóficas do Direito.


15/05/2019 00:00  por  Equipe IMB \  economia

O Mises Brasil Winter School pretende superar os paradigmas dos eventos acadêmicos libertários no Brasil. Será uma grande oportunidade para aqueles que querem seguir ou já seguem carreira acadêmica de terem contato com os melhores professores de Escola Austríaca do Brasil, enquanto trocam experiências e ideias com seus pares.

Em 2019, o tema será a Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos (TACE).

Eis o essencial. 


09/05/2019 00:00  por  Helio Beltrão \  economia

Entre outras disposições, a MP 881 estabelece a liberdade de empreender para sustento próprio, e elimina as autorizações do estado para atividades de baixo risco. Caem, portanto, os alvarás de funcionamento, sanitário, dos bombeiros, e ambiental. São beneficiados, entre outros, as costureiras, escritórios de TI, bancas de jornal, food trucks, sapateiros, e quiosques em shoppings.

Adicionalmente, no caso de empreendimentos em que esteja prevista autorização prévia pelo estado, estabelece um prazo-limite após o qual o licenciamento será concedido automaticamente. Estão vedadas, portanto, protelações indevidas pelo órgão público.


02/01/2019 00:00  por  Helio Beltrão \  economia

No início de novembro, provocado anteriormente pelo ministro Paulo Guedes, submeti um Programa de Desburocratização a ser implantado pelo novo governo. Nas linhas do programa implantado com êxito por meu pai nos anos 1980, sugeri que uma pequena equipe independente de 10 a 12 pessoas com respaldo político fosse responsável por concentrar os esforços de descentralização administrativa e humanização do serviço prestado ao usuário — em particular, o pequeno cidadão e o empreendedor —, ocupando-se do "varejo da liberdade do pequeno" no seu dia-a-dia.

Abaixo o resumo bastante sintetizado do Programa.


27/09/2018 00:00  por  Bruno Garschagen \  economia

Muito se fala sobre o suposto perigo representando por Jair Bolsonaro, mas é praticamente inexistente na grande imprensa e televisão qualquer alerta sobre o risco para o país de um eventual governo de Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência.

Se ele for eleito, será o primeiro intelectual declaradamente marxista a ser presidente do país. 


18/09/2018 00:00  por  Leandro Narloch \  economia

"Saúde não é mercadoria. Vida não é negócio. Dignidade não é lucro", afirmou, em julho passado, a ministra Cármen Lúcia, quando ainda presidia o STF, ao suspender a resolução da ANS sobre coparticipação em novos contratos de planos de saúde. 

É nisso que dá ministros do STF se tornarem celebridades da TV. Começam a falar banalidades fofas e frases de efeito só para fortalecer a aura de santidade e ganharem elogios na internet.


30/08/2018 00:00  por  Joe Galt Freeman \  economia

Eu faço questão de colocar muito dinheiro na mão dos partidos que sempre foram poderosos, para nada mudar. Melhor um mal conhecido, como diz o ditado.

Eu sou eu, eu sou você, eu sou o povo brasileiro. Pela lógica democrática, foi o "povo" que quis assim.


31/07/2018 00:00  por  João Luiz Mauad \  economia

À primeira vista e aos olhos do leigo, a ideia até pode parecer boa, afinal, trata-se de tentar levar a bandidagem para o trabalho e para a vida produtiva. O problema, como quase sempre ocorre, são os efeitos não-intencionais dessas medidas bem intencionadas.

03/07/2018 00:00  por  Leandro Narloch \  economia

projeto de lei para agilizar a liberação de agrotóxicos no Brasil provocou revolta de artistas e ambientalistas nas últimas semanas.

Marcos Palmeira, Zezé Polessa, Gregório Duvivier, Patrícia Pillar, Caco Ciocler, Bela Gil, Astrid Fontenelle, Martnália e outros atores gravaram um manifesto contra o projeto que, segundo o ator Érico Brás, "vai colocar mais agrotóxico na comida do povo brasileiro".

Bela Gil foi à Câmara com cartazes de protesto; o Greenpeace até instalou uma bomba de mentira na audiência que discutia a questão.

Eis mais um caso de ativistas que agem contra a própria causa. Quem se preocupa com o impacto ambiental da agricultura no Brasil deveria torcer por menos entraves à inovação nessa área.


03/04/2018 00:00  por  Fernando Ulrich \  economia

Dizer que o dinheiro é uma espécie de régua que serve para mensurar o valor de bens e serviços é uma noção tão simples quanto equivocada, a qual vem enganando excelentes economistas há séculos.



CATEGORIA
  
POST POR DATA