Mises Brasil Instituto Ludwig von Mises Brasil
http://www.mises.org.br


Fernando Zanella (1965-2022)
por Equipe IMB, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Hoje recebemos a triste notícia do falecimento do professor Fernando Zanella, ex-Diretor do Instituto Liberal do RS (IL-RS) e professor do Departamento de Economia e Finanças da United Arab Emirates University (EAEU), em Abu Dhabi. 

Zanella era um dos grandes economistas brasileiros representantes da Escola Austríaca e era reconhecido mundialmente pelo seu trabalho.

Zanella tinha uma notável capacidade de identificar o que era relevante em economia, o que, associado a um apurado senso de humor, deixava debatedores de temas irrelevantes falando sozinhos. Ele conseguia sempre trazer a perspectiva de mercado para as mais estranhas situações. 

Durante um tempo, na gestão de Winston Ling como presidente do Instituto Liberal do Rio Grande do Sul, propôs-se fazer desse instituto um verdadeiro think tank. Zanella era o think tank, pois era ele, como diretor acadêmico, quem na prática escrevia artigos de opinião e sobre políticas públicas. 

Acumulava naquela época o ensino de economia na Unisinos, uma universidade católica no RS. Dali, foi convidado a lecionar na United Arab Emirates University em Abu Dhabi, o que gerou algumas brincadeiras, pois estavam importando jogadores e técnicos de futebol, mas ele era o primeiro economista. 

Na UAE University, manteve-se até seu precoce falecimento, escrevendo diversos artigos acadêmicos com base na Escola Austríaca de Economia, além de alguns livros. 

Seu entusiasmo com a capacidade da escola austríaca de explicar os fenômenos do comportamento humano só não era maior do que seu humor. 

Ele deixa sua mulher e dois filhos.

Deixamos aqui a nossa homenagem e o nosso pesar.