Mises Brasil Instituto Ludwig von Mises Brasil
http://www.mises.org.br


Dinheiro, empreendedorismo, liberalismo e democracia - três cursos fundamentais
por Equipe IMB, sábado, 24 de agosto de 2013

Há mais de cinco anos, o Instituto Mises Brasil vem realizando um difícil, porém esforçado trabalho educacional voltado para a difusão das sólidas teorias econômicas.  Além da publicação de artigos diários e da tradução e republicação de essenciais obras do pensamento econômico, as quais são inteiramente disponibilizadas on-line e gratuitamente, também realizamos conferências e palestras, e oferecemos suporte a grupos de estudos.  

O objetivo sempre foi oferecer um conhecimento que não faz parte do conteúdo dos meios tradicionais de informação e educação, como grandes jornais e revistas, e, principalmente, as escolas e universidades controladas pelo currículo do Ministério da Educação.  Um conhecimento que não apenas está ausente nestes meios, como também muitas vezes contraria tudo aquilo que é neles ensinado: no âmbito da ciência econômica, dedicamo-nos à divulgação da teoria praxeológica da Escola Austríaca; e, no âmbito da filosofia política, a missão é difundir a tradição liberal clássica e a teoria libertária com suas defesas das liberdades individuais.

Em 2011, tentando suprir as deficiências do ensino de economia em nosso país, realizamos o primeiro curso de Escola Austríaca do Brasil, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.  Porém, o acesso a este curso ficou restrito aos moradores do Rio, e a demanda do resto dos brasileiros permaneceu não atendida.  Foi então que, no primeiro semestre de 2013, começamos a oferecer cursos on-line, que podem ser assistidos por pessoas de qualquer parte do Brasil e do mundo, desde que, obviamente, possuam computador e internet.  Os cursos e palestras oferecidos no primeiro semestre podem ser visualizados aqui.

erick2.jpgNeste segundo semestre, voltamos à carga.  Abriremos nossa programação com uma palestra e dois cursos.  A inauguração será com uma palestra gratuita do professor Erick Skrabe, com o tema: O dinheiro -- afinal de contas, o que é isso?.  O professor Erick falará não apenas sobre a natureza e a origem do dinheiro, como também nos atualizará a respeito de algumas curiosidades sobre a história dos diferentes tipos de dinheiro que estão surgindo pelo mundo.  A Alemanha, por exemplo, acabou de reconhecer o Bitcoin como dinheiro.  Frank Schaeffler, um membro do Comitê de Finanças do parlamento alemão, declarou:

Deveríamos ter concorrência na produção de dinheiro.  Sou há muito tempo um proponente do esquema de desestatização do dinheiro proposto por Friedrich August von Hayek. Os Bitcoins são o primeiro passo nesta direção.

Erick falará sobre o Bitcoin, sobre outros dinheiros alternativos e fará seus prognósticos daquilo que acredita ser o futuro do dinheiro.  A palestra será dia 5 de setembro, quarta-feira, às 20h. 

adriano.jpgUma semana depois, o professor Adriano Gianturco Gulisano oferecerá um curso de duas aulas sobre um tema que simplesmente não é coberto nas universidades brasileiras, e nem mesmo nos melhores manuais de economia: O empreendedor na Ciência Econômica

Diferentemente de outras escolas de pensamento econômico, a Escola Austríaca reconhece a importância fundamental da atividade empreendedora na economia.  Um dos autores que mais se debruçou sobre o papel do empreendedor foi Israel Kirzner; e o professor Adriano, por sua vez, foi um dos acadêmicos que mais se debruçou sobre os trabalhos e inovações de Kirzner, tendo publicado um livro sobre isso, L'imprenditorialità di Israel Kirzner.  O curso será realizado nos dias 12 e 19 de setembro, quintas-feiras, às 20h.

Já o terceiro curso oferecido neste semestre será sobre as semelhanças e diferenças entre todas as penetrantes análises dos grandes mestres da Escola Austríaca a respeito dos temas liberalismo e democracia.  O professor André Azevedo Alves, da Universidade Católica Portuguesa, irá explicar como Ludwig von Mises, F.A. Hayek, Murray Rothbard e Hans-Hermann Hoppe analisaram com extrema profundidade e riqueza, e de modos diferentes, a filosofia política do Liberalismo AAA.jpgClássico e a forma de governo democrática.  O tema da democracia e suas consequências é, em especial, de suma importância. 

Um curso realmente imperdível.  Terá início no dia 25 de setembro e terminará no dia 16 de outubro, sempre às quartas-feiras, às 19h.  Este curso será limitado a 25 alunos.

As inscrições para todos os cursos e para a palestra já estão abertas. 

Clique aqui para mais informações sobre os três cursos ou clique nas respectivas fotos acima para informações individuais.