rss Assine o RSS de Artigos da Mises.org.br
Uma homenagem ao bom senso
por , domingo, 24 de julho de 2016
Walter-Williams.jpgComo pode algo que é considerado imoral quando feito individualmente se tornar moral quando feito coletivamente?  Será que a simples legalização basta para estabelecer a moralidade? 

A escravidão era legal; os confiscos stalinistas e maoístas eram legais; a perseguição dos nazistas aos judeus era legal; o apartheid na África do Sul era legal. A legalidade tornava esses atos morais? Claramente, a estipulação da legalidade não justifica esses crimes.  A legalidade, por si só, não pode ser o talismã das pessoas morais.

***

No infindável debate sobre "justiça social", a definição de "justo" tem sido debatida por séculos.  No entanto, permita-me oferecer a minha definição de justiça social: eu mantenho tudo aquilo que eu ganho com o meu trabalho e você mantém tudo aquilo que você ganha com o seu trabalho.  Discorda?  Então diga-me: qual porcentagem daquilo que eu ganho "pertence" a você?  Por quê?
leia mais...

rss Assine o RSS de Artigos da Mises.org.br
O que realmente cria a riqueza - e por que muitas pessoas são contra isso
por , sexta-feira, 22 de julho de 2016

1444763092.jpgO crescimento econômico, portanto, não advém majoritariamente de "incentivos e punições".  Essa "teoria dos incentivos" permite que os críticos do capitalismo o caricaturem como um desumano esquema de manipulação das necessidades humanas, sendo apenas ligeiramente superior às formas mais benignas de escravidão. 

A riqueza advém, isso sim, da expansão da informação, do conhecimento, dos lucros e da criatividade.  Essa expansão aprimora as qualidades humanas de seus beneficiários ao mesmo tempo em que os enriquece.  O aprendizado dos trabalhadores crescentemente os recompensa por sua mão-de-obra; o aprendizado transmite sabedoria em troca do trabalho extraído.  Ao unir conhecimento e poder, o capitalismo traz ordem à entropia das mentes humanas e explicita os benefícios da liberdade.  Sendo assim, ele é o mais humano de todos os sistemas econômicos.

A oportunidade para o crescimento dinâmico existe hoje ao redor de todo o mundo.  Mas é necessário sermos corajosos e livres o bastante para não perdê-la.

leia mais...

Artigos anteriores

veja mais...


Mais acessados








Multimídia   
  Podcast Mises Brasil
        por Bruno Garschagen - 06/01/2019
  Conferência de Escola Austríaca 2014
        por Diversos - 23/10/2014
  Fraude - Explicando a grande recessão
        por Equipe IMB - 31/10/2012
veja mais...



Instituto Ludwig von Mises Brasil



contato@mises.org.br      formulário de contato           Google+
Desenvolvido por Ativata Software