clube   |   doar   |   idiomas
quarta-feira, 15 mar 2017
Podcast 258 – Análise Austríaca da recessão no Brasil (Ubiratan Jorge Iorio)
oficial.jpg


Na semana passada, o IBGE revelou o tamanho do problema econômico no Brasil: a redução de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 comprovou que estamos enfrentando a pior recessão econômica já registrada desde 1947.

 

Alexandre Schwartsman, que não é um economista da EA, resumiu bem a coisa num artigo para a Folha de S. Paulo ao dizer que o problema “é resultado direto das políticas desastradas adotadas pela administração anterior, em particular no plano fiscal, mas muito agravada pelo intervencionismo excessivo em diversas frentes”. 


Ele só pecou ao desconsiderar como parte das intervenções equivocadas as “políticas desastradas”.

 

Mas o que nos interessa aqui no Podcast do IMB é mostrar como a concepção de intervencionismo da EA ajuda a explicar a recessão atual. Para isso, convidamos o professor Ubiratan Jorge Iorio, que analisou o problema utilizando as teorias dos ciclos econômicos e dos ciclos intervencionistas da Escola Austríaca de Economia.

 

***


Leitura adicional: Como a crescente estatização do crédito destruiu a economia brasileira e as finanças dos governos


*** 

A música da vinheta de abertura é a “Abertura Solene 1812”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, executada pelo guitarrista Eric Calderone.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.




  • Paulo Oliveira  16/03/2017 12:40
    Muito bom o episódio, Mas me decepcionou um pouco o Ubiratan não querer expor as ideias da EA para outros economistas por achar que não vale a pena, ou pior, deixá-los quebrar a cara. Estou começando agora a me interessar pela EA, mas me questionei se vale a pena me aprofundar já que dificilmente verei implantada em algum lugar.
  • Leocir  16/03/2017 16:27
    Paulo, as ideias da EA servem também para uso em sua tomada de decisões e escolhas, sem falar em uma discussão política e econômica.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.