clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 6 fev 2017
Podcast 253 - Os ciclos do intervencionismo no Brasil (Fabio Barbieri)
oficial.jpg


Um dos temas mais fascinantes da Escola Austríaca é a teoria dos ciclos de intervenção. É possível entender a crise econômica criada pelos governos do PT (Lula e Dilma) e as atuais medidas do governo de Michel Temer a partir das fases de expansão e de contração do intervencionismo.

 

Nesta entrevista ao Podcast do IMB, o professor Fabio Barbieri aplica a teoria intervencionismo à história recente do país para explicar de que maneira “na presença da ideologia estatista, cada fracasso de uma intervenção gera demandas por novas intervenções”, realizando-se, dessa forma, a fase de expansão.

 

Em seguida, a fase de contração ocorre “quando as distorções causadas pelas intervenções” são “graves o bastante, a ideologia intervencionista diminui um pouco sua influência. Conforme o Estado se expande, e as falhas de governo se acumulam, diminui o espaço de manobras dos governos”, diz Barbieri.

 

***

 

A música da vinheta de abertura é a “Abertura Solene 1812”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, executada pelo guitarrista Eric Calderone.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.






Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.