sexta-feira, 25 nov 2016
Podcast 246 – Uma análise austríaca da PEC dos gastos (Felippe Hermes e Rodrigo Saraiva Marinho)
selo01.jpg

Proposta de Emenda Constitucional nº 55, chamada de PEC do Teto de Gastos (antiga PEC 241), pretende limitar os gastos do governo e impedir o aumento da dívida pública. 


Por isso, tem provocado reações as mais diversas pela parcela da sociedade que vê no estado o grande agente do desenvolvimento social, político e econômico. 

 

As medidas têm sido propostas pelo governo de Michel Temer por causa da crise e do descalabro nas contas públicas, não pela certeza de que o estado deve ser limitado, inclusive nos gastos. 


Essa ação pode ser entendida a partir da Teoria Austríaca de Ciclos Intervencionistas. O país parece estar a viver a fase de contração do intervencionismo, que, segundo o professor Fabio Barbieri, tende a ocorrer quando o acúmulo de falhas de governo reduz o espaço para manobras dos políticos e para tomadas de decisões de política-econômica.

 

Para entender o que é e quais são os impactos políticos, econômicos e jurídicos da PEC 55, o Podcast do Instituto Mises Brasil entrevistou Felippe Hermes, do site Spotniks, e Rodrigo Saraiva Marinho, advogado, professor e conselheiro do IMB. O resultado foi uma entrevista lúcida, esclarecedora e pedagógica.

 

***

Sobre o assunto, leia também: A tímida PEC 241 possui falhas, mas é um passo no rumo certo - e suas virtudes apavoram a esquerda

 

***


A música da vinheta de abertura é a “Abertura Solene 1812”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, executada pelo guitarrista Eric Calderone.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário. 




  • Carlos Renner Cardoso Bentes Costa  28/11/2016 14:29
    Podcast muito bom! O Rodrigo e o Felippe são verdadeiros craques na comunicação e apresentaram um ótimo conteúdo!
  • Clébio Lima de Freitas  02/12/2016 14:35
    Pessoal,

    Postem esses podcasts no SoundCloud. Facilita muito e divulga ainda mais.
  • Lucas Galdino  12/12/2016 21:49
    Me interesso pelo assuntos abordados. Gostaria de baixar pra ouvir offline no caminho pra universidade, mas não consigo baixar. Tem outra alternativa além das existentes na descrição?


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.