clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 20 54aio 2016
Podcast 219 - André Luiz S. C. Ramos e Thiago Guterres

selo01.jpgPODCAST 219 - ANDRÉ LUIZ S. C. RAMOS E THIAGO GUTERRES

 

A existência jurídica do instituto da propriedade intelectual é um tema que está longe de ser consenso entre os Austro-libertários: há um grupo a favor e outro contra.


Fazem parte deste segundo grupo os autores do livro recém-lançado “Lei de Propriedade Industrial Comentada (2016)”, André Luiz Santa Cruz Ramos, doutor em Direito Empresarial, professor e procurador da República, e Thiago Guterres, mestre em Inovação, Tecnologia e Direito pela Universidade de Edimburgo e procurador do Ministério Público de Contas.

 

Num dos capítulos do livro, André e Thiago apresentam o assunto sob a perspectiva austro-libertária e redefinem o nome de propriedade intelectual para monopólio intelectual com a finalidade de expor objetivamente aquilo que o instituto de fato é.

 

Nesta entrevista ao Podcast do Instituto Mises Brasil, os autores apresentam e criticam o entendimento mainstream segundo o qual as patentes e outros direitos sobre ideias/criações são propriedade que incentivam a inovação. E demonstram, no livro e nesta conversa, baseados nas obras de Kinsella, Rothbard, Shaffer e Hoppe, que se trata de privilégios/monopólios intelectuais (e não direitos de propriedade) que desestimulam a inovação.

 

***

 

A música da vinheta de abertura é o tema da série Game of Thrones executada pelo guitarrista ? Eric Calderone.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.





  • Antônio  21/05/2016 17:04
    Muito bom, parabéns.
  • José Ricardo das Chagas Monteiro  22/07/2016 12:18
    Bruno e entrevistados, fantástico.
    Aliás, seus podcasts, Bruno, provocam um explosão de pensamentos em todas as áreas - Direito à Filosofia - , parabéns, obrigado; torço para que, principalmente, jovens escutem seus podcasts.
    Vida longa ao programa.
    Paz na terra aos homens de boa-vontade.
    LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.