sexta-feira, 4 mar 2016
Podcast 208 – Gabriel Oliva

selo01.jpgPODCAST 208 – GABRIEL OLIVA

 

Em julho de 2013, este Podcast do Instituto Mises Brasil entrevistou um jovem estudante da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) que surgia como uma promessa dos estudos da Escola Austríaca no Brasil. Na época, Gabriel Oliva estava revisando sua monografia de conclusão de curso sobre "A controvérsia entre Hayek e Knight sobre a teoria do capital" e já havia conquistado no ano anterior o Prêmio Donald Stewart Jr. promovido pelo Instituto Liberal (RJ).

 

Quase três anos depois, Gabriel está terminando o mestrado na USP com uma dissertação sobre "Hayek e a Complexidade: Coordenação, Evolução e Metodologia em Sistemas Sociais Adaptativos" e foi há poucos dias aceito no PhD da Universidade de Duke. Além disso, ele foi premiado pela revista acadêmica Research in the History of Economic Thought and Methodology em virtude do seu artigo “The Road to Servomechanisms: The Influence of Cybernetics on Hayek from The Sensory Order to the Social Order”.

 

Neste Podcast, Gabriel explica os principais pontos do seu paper e como ele trabalhou o uso que Hayek fez da teoria cibernética em sua abordagem psicológica no livro “The Sensory Order: An Inquiry into the Foundations of Theoretical Psychology” e os desdobramentos teóricos na concepção de ordem espontânea, intencionalidade do comportamento humano e funcionamento do mercado.

 

***

 

A música da vinheta de abertura é o tema da série Game of Thrones executada pelo guitarrista ? Eric Calderone.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.







Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.