clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 29 jan 2016
Podcast 203 – Luiz Felipe Pondé

selo01.jpgPODCAST 203 - LUIZ FELIPE PONDÉ

 

Professor, escritor, pós-doutor em epistemologia, colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da TV Cultura e autor de 11 livros, Luiz Felipe Pondé aborda de forma regular o tema da liberdade em seus artigos de jornal e comentários para a televisão.

 

Nesta entrevista ao Podcast do Instituto Mises Brasil, Pondé analisa a liberdade no Brasil e aponta quais são os seus principais inimigos, a começar pelo ensino e as consequências culturais e políticas da atual formação nas escolas, especialmente nas de classe média alta. “Esses jovens são formados com uma raiva indigesta contra o mercado e submetidos a todo tipo de discurso marxista e às suas derivações que levam a casos como o do Movimento Passe Livre”.

 

Pondé ainda comenta os principais efeitos culturais da nossa mentalidade de dependência em relação ao Estado, incluindo o estatismo de uma parcela dos empresários brasileiros. E também opina sobre o que pode ser feito para superarmos o nosso paradoxo do estatismo. Estudioso da obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski e do filósofo francês Blaise Pascal, Pondé também explicou de que forma ambos podem contribuir no debate sobre a liberdade.

 

***

 

A música da vinheta de abertura é o tema da série Game of Thrones executada pelo guitarrista ? Eric Calderone.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.





  • Artilheiro de Metralhadora  29/01/2016 19:44
    Olá!

    Pondé como sempre é simplesmente sensacional, hehehe!!!!


    Muito obrigado ao pessoal do I.M. por ter realizado esta entrevista com este grande pensador num país tão ignorante como o Brasil.

    Tudo de bom!
  • ricardo  29/01/2016 23:57
    Voce que escolhe as musicas de introducao, Bruno?
  • Bruno Garschagen  01/02/2016 15:14
    Sim, Ricardo.

    Abraço.
  • sergio  30/01/2016 16:14
    Concordo com diversas posições do Ponde.Mas só se poderia combater o que eles (dillma e seus cumpanheiros) queriam instalar (Ditadura comunista)-Só a força mesmo.
  • Guilherme  06/02/2016 04:23
    Bruno, quando vai ter uma entrevista com o Rodrigo Constantino?


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.