clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 17 abr 2015
165º Podcast Mises Brasil - Christian Lynch

logo_baixa.jpgPODCAST 165 – CHRISTIAN LYNCH

 

Poucos são os liberais brasileiros que realmente conhecem a história do liberalismo no Brasil e a sua importância e legado histórico. Por esta razão, é muito comum ouvir e ler afirmações como a de que “nunca houve liberalismo no país”.

 

Embora a bibliografia e estudos acadêmicos não sejam volumosos, ambos existem e mostram que o século XIX foi um período fértil paras as ideias da liberdade e que o liberalismo existiu como conceito e como prática política. Durante o Segundo Reinado, inclusive, as duas grandes forças políticas do país, eram os partidos Liberal e o Conservador.

 

Além das obras de autores já conhecidos como João Camilo de Oliveira Torres, Ubiratan Borges de Macedo, Antonio Paim, um dos acadêmicos que tem colaborado para contar e analisar o liberalismo brasileiro é o professor Christian Lynch.

 

Doutor em Ciência Política, professor de Pensamento Político Brasileiro no Instituto de Estudos Políticos e Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e colaborador da MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia, Christian é autor de vários trabalhos acadêmicos sobre o pensamento liberal brasileiro, incluindo não apenas o conceito, mas os seus representantes e a história do Partido Liberal. Estes foram os temas tratados neste Podcast do Instituto Mises Brasil cujo conteúdo é de grande importância para todos aqueles que se interessam pelas ideias da liberdade.

 

***

 

A música da vinheta de abertura é o Cânone do compositor alemão Johann Pachelbel executada pelo guitarrista Lai Youttitham.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.




  • anônimo  08/12/2015 17:53
    Quanta besteira! O Instituto Mises não é liberal? Pq um podcast que duvida do liberalismo, que fala mal e que defende estatismo?
  • Bruno Vieira  02/05/2016 16:49
    Muito bom!!!
    Uma aula de suma importância para estudiosos do liberalismo e conservadorismo brasileiro.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.