clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 10 out 2014
140º Podcast Mises Brasil - Marcus Boeira e Renan Martins

logo_baixa.jpgPODCAST 140 - MARCUS BOEIRA E RENAN MARTINS

 

Quem estuda ou se interessa pela Escola Austríaca sabe que a sua origem pode ser encontrada nos trabalhos dos escolásticos espanhóis, escritos no período que ficou conhecido como ‘Século de Ouro Espanhol’, que vai de meados do século XVI até o fim do século XVII”.

 

Coube a esses intelectuais da Escola de Salamanca usar o “pensamento filosófico na Grécia e, de forma ainda mais intensa, até à tradição de pensamento jurídico, filosófico e político da Roma clássica para desenvolver uma nova concepção teórica sobre diversos assuntos.

 

Por suas contribuições, mais tarde utilizadas por Carl Menger (1840-1921) na obra Princípios de Economia Política, publicada em 1981, a data de nascimento da Escola Austríaca, os escolásticos do Século de Ouro espanhol deverão ser considerados como os principais precursores da Escola Austríaca de Economia”. 

 

Por isso, é de se comemorar o projeto da editora Concreta de publicar as principais obras dos escolásticos espanhóis na“Coleção Salamanca”, coordenada pelo professor Marcus Boeira. O primeiro livro será uma compilação da obra “Defensio Fidei Catholicae” (1613), de Francisco Suárez, traduzido diretamente do latim, com introdução, notas e comentários explicativos da obra, da doutrina de Suárez e do contexto histórico escritos pelo professor Boeira.

 

Para falar sobre o projeto editorial da “Coleção Salamanca” e da publicação do livro de Francisco Suárez, o Podcast do IMB entrevistou o professor e também o editor Renan Martins dos Santos. Eles também falaram sobre a campanha de financiamento coletivo, organizada para financiar a edição brasileira, e sobre a importância da publicação no Brasil de algumas das principais obras dos escolásticos espanhóis.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.




  • Vitor Colivati  10/10/2014 19:01
    Parabéns pela entrevista. Eu já colaborei com o projeto e espero que surjam outros projetos para trazer mais obras ao Brasil.
  • Renan (Concreta)  13/10/2014 16:03
    E é com muita alegria que eu anuncio que a campanha de financiamento coletivo para a tradução da obra do Suárez foi um SUCESSO. Atingimos hoje a marca de 100% do valor arrecadado, e ainda faltam 10 dias para o encerramento da campanha!

    A partir de agora, é tudo por nossa conta. Começaremos a tradução, edição e produção da obra, e você poderá ir acompanhando o trabalho através das redes sociais e do blog no site da Concreta (editoraconcreta.com.br).

    E se você não fez parte desses 100%, não se preocupe! Você ainda pode adquirir o seu livro. A arrecadação continua até quarta-feira que vem, dia 22. Basta entrar na página da campanha e escolher sua colaboração!

    https://editoraconcreta.com.br/crowdpublish/campaigns/francisco-suarez-defensio-fidei-catholicae-1613-edicao-compilada/


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.