clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 3 out 2014
139º Podcast Mises Brasil - Flavio Quintela

logo_baixa.jpgPODCAST 139 - FLAVIO QUINTELA

 

O escritor e tradutor Flavio Quintela teve uma ideia tão simples e tão necessária que, no fim das contas, suscita aquela pergunta incômoda: por que ninguém a desenvolveu antes? A ideia resultou no livro “Mentiram (e muito) para mim” (Vide Editorial), onde Flavio expõe, explica e critica de forma bastante simples aquelas mentiras que, de tão ensinadas e repetidas, entraram na cultura brasileira como se fossem verdades irrefutáveis. E este é o assunto deste Podcast do Instituto Mises Brasil.  

 

No livro, Flavio aborda os temas de acordo com a perspectiva adotada e aceita no Brasil. Cada um dos 20 capítulos trata de uma mentira, desde a concepção marxista de mais-valia, passando pela relativização da verdade, pela falácia da democracia no Brasil até a doutrinação nas universidades.

 

A propósito da Escola Austríaca, Flavio utilizou como epígrafe do primeiro capítulo do livro, que aborda a mentalidade anticapitalista, uma citação do economista Austríaco Eugen von Böm-Bawerk: “Em economia política, a sabedoria tem dúvidas; a ignorância, certezas”. No Podcast, o escritor contou ser leitor de outros Austríacos como Ludwig von Mises, cujo livro A Mentalidade Anticapitalista ele sempre recomenda aos interessados no assunto.





  • Neemias Félix  03/10/2014 22:18
    Dá uma vontade danada de comprar uns cinquenta exemplares do "Mentiram..." para distribuir. Infelizmente não tenho dinheiro para isso e só posso emprestar aos amigos até o pobrezinho se desfolhar... Parabéns aos dois pela entrevista.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.