sexta-feira, 19 set 2014
137º Podcast Mises Brasil - Adriano Paranaíba

logo_baixa.jpgPODCAST 137 – ADRIANO PARANAÍBA

 

Quem ouve regularmente este Podcast do IMB tem acompanhado o crescimento e o interesse cada vez maior de alunos e professores no Brasil pela da Escola Austríaca. Têm sido regulares as atividades dos grupos de estudos e a atividade docente alicerçada na teoria Austríaca.

 

Um dos bons exemplos acadêmicos de apresentação didática do pensamento Austríaco vem do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás. Lá, o professor de economia Adriano Paranaíba apresenta aos seus alunos a Escola Austríaca como parte do currículo no qual figuram as demais escolas do pensamento econômico.

 

Em entrevista a este Podcast, Adriano conta que a receptividade dos alunos tem sido muito boa pela maniera compreensível com os autores Austríacos explicam a economia. “Os livros didáticos de economia não são claros nem têm explicações convincentes de de por que algumas crises insistem em acontecer. A Escola Austríaca é a melhor ferramenta para explicar uma série de problemas econômicos”.

 

Adriano falou nesta entrevista sobre os seus estudos acerca da incapacidade do estado de gerar desenvolvimento econômico via incentivos fiscais. O professor também explicou os pontos principais da sua pesquisa para o doutorado sobre modelo de financiamento privado para resolver os problemas de mobilidade urbana no Brasil.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.





  • Helio Beltrao  26/09/2014 16:55
    Quando o Professor Adriano menciona em 32:00 que não é necessário concorrência para um serviço bom, e que um monopólio por lei pode ser bom, pergunto o seguinte: 1) E se não houvesse o monopólio por lei, a tendência seria que o serviço fosse melhor e/ou mais barato ou o contrário? 2) Se o serviço prestado em ambiente de monopólio por lei for 'bom', para que precisa do monopólio? Qual é o medo?
  • Adriano Paranaiba  08/07/2015 22:05
    Foi um grande vacilo falar que monopólio por lei seria bom. Obrigado pelo comentário, Hélio Beltrão.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.