clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 17 jan 2014
107º Podcast Mises Brasil - Alberto Oliva

logo_baixa.jpgPODCAST 107 – ALBERTO OLIVA

 

Uma das preocupações deste Podcast desde a sua criação foi não apenas apresentar e debater as ideias da liberdade e o pensamento da Escola Austríaca para além da esfera econômica, mas apresentar aos ouvintes mais jovens aqueles intelectuais brasileiros que vêm contribuindo de forma notável para o estudo do pensamento liberal e Austríaco, mas não têm hoje a projeção e o reconhecimento público que merecem.

 

O entrevistado de hoje é o professor de filosofia da UFRJ, Alberto Oliva, autor de dois livros que todo liberal brasileiro deveria ler Entre o Dogmatismo Arrogante e o Desespero Cético e Conhecimento e Liberdade. No primeiro, o professor Oliva defende a tese de que o liberalismo, alicerçado num edifício epistemológico consistente, possui uma identidade filosófica original que, por se afastar da arrogância dos dogmatismos e das simplificações teóricas esquemáticas, consegue responder de forma adequada questões substantivas como a própria indagação sobre o que é a liberdade. E no segundo livro, um dos temas centrais é a divergência entre individualismo radical e holismo, analisada segundo as perspectivas ontológica e epistemológica.

 

Além dos temas já mencionados, o professor Oliva abordou neste podcast ourtos tópicos como as formas de conhecimento, racionalismo dogmático, limites da razão humana, caráter falibilista do pensamento liberal, o problema do empirismo, procedimentos generalizadores, individualismo radical e coletivismo, tentativa de remodelagem ou construção de uma nova sociedade.

 

Oliva também revelou como ocorreu o seu primeiro contato com as ideias da liberdade, respondeu à pergunta se o fato de ser liberal o prejudicou em sua vida acadêmica, dissertou sobre a importância do estudo e da formação acadêmica para os defensores da liberdade no Brasil e o que representa, para os estudiosos da Escola Austríaca no país, a existência de uma revista acadêmica como a MISES, da qual é membro do conselho editorial.







  • Luiz Berenguel  17/01/2014 15:16
    Muito boa a entrevista. Alberto Oliva com sobriedade o liberalismo, a individualidade, os perigos do socialismo e os indivíduos que querem mais governo. Espero que as pessoas assumam as responsabilidade delas, e parem de ver o Estado como um "pai" ou "benfeitor".
  • José Ricardo das Chagas Monteiro  19/01/2014 23:49
    Bruno, sem dúvida uma tremenda de uma entrevista, nada faltou.
    Como sói acontecer, mais um parabéns para teu currículo.
    Tenho que ler a obra desse professor, grato pela indicação.
  • Rafael  20/01/2014 17:01
    Genial entrevista, precisamos de um grande pensador como Alberto. Excelente saber que temos um filósofo de verdade que tem a capacidade de explicar com clareza a situação.
  • Thiago Dutra  05/01/2017 17:31
    Esta é uma das entrevistas mais inspiradoras deste, que para mim, é o melhor e mais útil dos podcasts produzidos no Brasil. Porém, já busquei diversas vezes o livro do professor Oliva, mas não encontro. Se estiver esgotado, não consigo uma cópia em PDF? Abraços


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.