clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 22 fev 2013
60º Podcast Mises Brasil - Ubiratan Jorge Iorio
logo_baixa.jpgENTREVISTA 60 – UBIRATAN JORGE IORIO

Que a equipe econômica do governo brasileiro é péssima, não há dúvidas. Mas quais as críticas mais adequadas sob a perspectiva da Escola Austríaca? Foi em busca dessa resposta que o Podcast do Instituto Mises Brasil entrevistou o professor Ubiratan Jorge Iorio, um dos mais profundos conhecedores no país da teoria Austríaca e que abordou o tema no artigo "Eles são rupestres".

Segundo Ubiratan, "essa equipe destruiu vários fundamentos Autríacos. Eu poderia citar vários deles, mas vou mencionar apenas um, o desrespeito à economia de mercado, que é um dos pontos essenciais da Escola Austríaca de Economia. Os preços devem ser sempre determinados pelo mercado, ou seja, pela oferta e pela demanda, e nunca pelos burocratas e tecnocratas do governo. E claramente as pessoas que compõem essa equipe econômica não acreditam nos mercados e acham que o papel do estado é o de induzir, como eles gostam de dizer, ou promover ou crescimento. Na verdade, ao fazer isso, eles promovem um crescimento como os rabos dos cavalos que crescem sempre para baixo".

O professor também explicou o que está por trás da decisão do governo de reduzir o imposto de certo grupo de bens e aumentar o de outros e que escapa aos olhos da sociedade brasileira e dos economistas não-Austríacos, e quais são os tipos de incentivos criados para a iniciativa privada quando temos um ambiente político no qual o padrão são mudanças frequentes nas regras do jogo, manipulações nos índices que medem a inflação, expansão do crédito e outras medidas de estímulos com a crença de que a demanda têm poderes mágicos para eliminar o desemprego e fazer a economia crescer.





  • Carlos Henrique  21/03/2013 00:29
    Tomei liberdade de fazer um slide e upar no meu canal no youtube.
    Caso o instituto ou o professor tenham alguma objeção, peço que deixem uma mensagem no meu canal.

    Abraço.
  • Carlos Henrique  21/03/2013 00:30
    O vídeo é www.youtube.com/watch?v=2xcjTeQU3io


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.