clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 14 set 2012
37º Podcast Mises Brasil - Ubiratan Jorge Iorio

logo_baixa.jpgENTREVISTA 37 - UBIRATAN JORGE IORIO

A proposta é pedagógica e bem-vinda: em dez lições ajudar o leitor (inclusive o não especializado) a entender a economia com explicações simples, claras e objetivas utilizando os instrumentos teóricos da Escola Austríaca de Economia. À frente desse projeto, ninguém menos do que um dos grandes estudiosos da EA no Brasil, o professor Ubiratan Jorge Iorio, doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), diretor acadêmico do Instituto Ludwig von Mises Brasil (IMB), e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

"Pensei em tentar mostrar da forma mais simples possível situações do mundo real em que a economia existe e ao mesmo tempo tentar corrigir um problema que nós do Instituto Mises temos percebido, e eu, particularmente, com minha experiência de muito anos como professor, que é a doutrinação dos jovens, tanto no ensino superior como no ensino secundário, desde a mais tenra infância por professores que são verdadeiros ideólogos. Então eles crescem ouvindo dizer, por exemplo, que os empresários são ladrões, que os capitalistas exploram os trabalhadores, que o Brasil é pobre porque os Estados Unidos e a Europa são ricos, bobagens desse tipo que acabam se cristalizando na cabeça deles e quando eles chegam à faculdade nós temos alguma dificuldade para remover esse lixo", explicou o professor. 

As Dez Lições de Economia Austríaca para Iniciantes começaram a ser publicada no site do IMB no início de setembro. Já estão disponíveis a primeira e a segunda lição. As aulas vão cobrir os tópicos mais importantes da economia com o objetivo de, sob uma perspectiva austríaca, ajudar o leitor a compreender o mundo econômico. As lições estão divididas da seguinte forma:

1. Economia e Instituições;

2. O que é economia, escassez, escolhas e valor;

3. Ação, tempo e incerteza;

4. O que são os mercados e como são determinados os preços;

5. Os efeitos dos controles de preços;

6. Lucros, perdas e empreendedorismo;

7. Capital, juros e estrutura de produção;

8. O papel da competição;

9. Moeda e preços; e

10. Bancos, bancos centrais e ciclos econômicos.

Nesta segunda entrevista ao Podcast do Mises Brasil (a primeira pode ser ouvida aqui), o professor Ubiratan também falou sobre o projeto dos cursos online, sobre se haverá ou não o segundo curso de Escola Austríaca na UERJ (o primeiro foi realizado no ano passado) e sobre a revista acadêmica do IMB, qualificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que deverá ter o seu primeiro número publicado em 2013.




  • Joaquim Pedro  17/09/2012 12:26
    Parabéns, professor Bira. Se em cada curso de economia do nosso país houvesse um professor como você, o Brasil em um década seria outro país. Vou aguardar muito por essa revista.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.