clube   |   doar   |   idiomas
Nestes tempos de turbulências e aflições, de que o mundo mais precisa?
Sem pieguices, eis algumas sugestões

Em todas as minhas palestras, sempre há algumas pessoas que invariavelmente me pedem para apresentar soluções para todas as aflições econômicas e sociais do mundo.

Inicialmente, eu simplesmente dizia que minhas pretensões não chegavam a tanto. Eu tinha a solução para os meus problemas e para os de minha família mais próxima. Mas eu não tinha a solução para todos os problemas do mundo.

A decepção no olhar delas era palpável.

Por isso, para evitar novos desapontamentos, decidi criar um breve ensaio para responder a esta pergunta, o qual sempre leio ao final de minhas apresentações. Invariavelmente, após as palestras, várias pessoas sempre me abordam dizendo: "Foi inspirador! Você me arruma uma cópia?"

Este pequeno ensaio expressa uma antiga crença minha: a de que o segredo para a prosperidade, para a liberdade e para a felicidade geral está no caráter pessoal de cada um.

Sim, a solução sempre começa no indivíduo. Impossível querer apresentar uma solução geral e coletiva sem antes começar pelo indivíduo.

O caráter pessoal é crucial não apenas para a prosperidade e para a felicidade, como também para a liberdade de toda uma sociedade. Com efeito, integridade e liberdade são dois lados da mesma moeda. Uma sociedade não pode usufruir a segunda sem a primeira. Nenhuma sociedade que perdeu seu caráter e sua integridade conseguiu manter sua liberdade e prosperidade. É impossível haver prosperidade e liberdade em um ambiente formado por pessoas escroques e indignas de confiança.

Portanto, sempre que alguém me pergunta "qual a minha solução para o mundo" (ou algo neste sentido), isto é o que eu respondo:

——————————————-

Do que o mundo mais precisa para melhorar?

O mundo precisa de mais homens e mulheres que não tenham um preço pelo qual possam ser comprados; que não abram mão de sua integridade em prol de conveniências e vantagens próprias.

O mundo precisa de mais homens e mulheres cujo aperto de mão represente um contrato irrevogável.

O mundo precisa de mais homens e mulheres que não tenham medo de correr riscos para promover o que é ético e moral; que tenham a coragem de defender o que é verdade e não simplesmente aquilo que seja mais popular e palatável; e que não tenham medo de ir contra a maré da opinião dominante.

O mundo precisa de mais homens e mulheres que coloquem princípios e consistência acima de ganhos políticos ou pessoais; que não acreditem que trapaça e esperteza sejam as chaves para o sucesso; e que sejam honestos em todas as questões, grandes e pequenas.

O mundo precisa de mais homens e mulheres cujas ambições sejam grandes o bastante para incluir terceiros; que saibam vencer com honra e perder com dignidade; e que ainda mantenham amizades genuínas feita há vinte ou trinta anos.

O mundo precisa de mais homens e mulheres que sejam humildes o bastante para perceber que planejar suas próprias vidas é um desafio que exige dedicação em tempo integral, o que significa que eles não são ridículos ao ponto de acreditar que podem planejar as vidas e a economia de milhões de outras pessoas.

O mundo precisa de mais homens e mulheres que não considerem o governo central como a mais alta das autoridades.

O mundo precisa de mais homens e mulheres que não tenham medo de assumir responsabilidades, que sejam adultos o bastante para aceitar cobranças e exigências, corajosos o bastante para falar a verdade a quem detém poder, e sábios o bastante para expressar gratidão àqueles que merecem.

O mundo precisa de mais homens e mulheres que sejam tolerantes com as diversidades e diferenças que fazem de cada pessoa um indivíduo singular; que não se sintam ameaçados pelas opiniões, estilos de vida ou fé daqueles que são pacíficos e respeitadores em sua conduta diária.

O mundo precisa de mais homens e mulheres que sejam pacientes o bastante para convencer os outros por meio da argumentação e da persuasão, e não pela força ou coerção.

O mundo precisa de mais homens e mulheres que não exijam que políticos melhorem seu padrão de vida piorando o padrão de vida de outros; que entendam que criar valor por meio da produção, da inovação e do trabalho é uma vocação muito mais elevada do que exigir que o governo coercitivamente redistribua a renda e a propriedade de terceiros.

O mundo precisa de mais homens e mulheres que não renunciem ao que é certo apenas para conseguir o consenso; que não estejam atrás do aplauso fácil; que saibam o quão importante é liderar pelo exemplo e não pelo esbravejo de ordens; e que não exigem que outros façam aquilo que eles próprios não teriam a coragem de fazer.

O mundo precisa de mais homens e mulheres que se esforcem para transformar até mesmo as mais adversas circunstâncias em oportunidades de aprender e de se aprimorar; que tenham a integridade de querer melhorar seu padrão de vida por meio do trabalho e da produção, e não por meio do voto.

O mundo precisa de mais homens e mulheres que não odeiem nem mesmo aqueles que lhe cometeram alguma injustiça.

O mundo, em outras palavras, precisa de mais homens e mulheres que possuam aquela característica honrada pelo tempo, experiência e sensatez, e que nós chamamos de caráter.

_________________________________

Apenas tenha caráter e inspire os outros à sua volta com este seu exemplo de comportamento. Seu mundo e sua vida melhorarão. Garantido.

 

17 votos

autor

Lawrence W. Reed

  • Andre Cavalcante  08/03/2017 16:00
    Fantástico!!!!
  • Bruno Feliciano  08/03/2017 16:03
    Para concluir: O mundo precisa de mais homens e mulheres que se vitimizam menos, que procurem oferecer algo de útil para depois receber em troca, ao invés de cobrar compaixão gratuita dos outros.

    O mundo precisa de mais homens e mulheres que gozam de sua liberdade com responsabilidade, sem culpar terceiros pelos seus erros, aliás a liberdade só é plena quando se tem responsabilidade, um é consequência do outro.

    Adorei essas três:
    ''O mundo precisa de mais homens e mulheres que não tenham medo de correr riscos para promover o que é ético e moral; que tenham a coragem de defender o que é verdade e não simplesmente aquilo que seja mais popular e palatável; e que não tenham medo de ir contra a maré da opinião dominante.''

    ''O mundo precisa de mais homens e mulheres que sejam pacientes o bastante para convencer os outros por meio da argumentação e da persuasão, e não pela força ou coerção.''

    ''O mundo precisa de mais homens e mulheres que não renunciem ao que é certo apenas para conseguir o consenso; que não estejam atrás do aplauso fácil; que saibam o quão importante é liderar pelo exemplo e não pelo esbravejo de ordens; e que não exigem que outros façam aquilo que eles próprios não teriam a coragem de fazer.''



    O IMB alem de trazer artigos maravilhosos sobre Direito, Economia e política, ainda trás reflexão filosóficas sobre a vida, o maior tapa na cara, do jeito que eu gosto, a verdade acima de tudo, independente se convém ou não.
    Esse entra no TOP 3 junto com:
    Aquele texto ''6 verdades chocantes que fará você uma pessoa melhor''
    E esse: www.mises.org.br/Article.aspx?id=863


    Abraços Fraternais.
  • Dam Herzog  08/03/2017 16:03
    Fiquei muito decepcionado em não poder ver o atual sistema atual transformado em libertário durante a minha estada aqui na terra. Pelo que pensei o sistema de votação universal onde pessoas que não se interessam pelos resultados economicos do pais e talvez nem sejam tão adeptos da liberdade votam de acordo com o efeito manada o que não dá para corrigir as sempre erradas propostas de um governo coletivista e redistribuitivista, que penaliza os que produzem e compra os votos dos que recebem o produto do roubo. Será que este sistema votação também não atrapalha o progresso economico. Será que a função legislativa não seria de só fazer leis que seriam normas de conduta justa, iquais para todos sem exceção, validas no tempo e no espaço geografico? O judiciario de interpretar as leis tecnicamente e não politicamente. Que os funcionários públicos seriam eleitos por concurso, e que a cada 5 anos, expirariam os contratos e novos concusos seriam efetuados para preencher as vagas. Estamos em um sistema social facista? Para mudar o povo demora muito gerações e gerações que fazer antes disso?
  • Renato Arcon Gaio  08/03/2017 16:07
    Texto mais que inspirador, encaminhei para as pessoas com quem trabalho.

    Abraços
  • Tulio Lopes  08/03/2017 16:30
    Belo e inspirador, realmente. Modéstia à parte, sempre me esforço para seguir a maioria dessas coisas à risca, o que me custou algumas "amizades". No entanto, a tranquilidade da consciência e a satisfação pessoal de saber estar fazendo o que é ético e moral compensam tudo. As noites são mais bem dormidas.
  • Ricardo Gusmão  08/03/2017 16:37
    O resumo da verdadeira solução para o caos social e econômico que estamos vivenciando.
    Parabéns por esse texto maravilhoso e inspirador.
  • D%C3%83%C2%BAvida  08/03/2017 16:45
    O sujeito não para com a tara de proibição de drogas!

    veja.abril.com.br/blog/reinaldo/alo-barroso-e-esquerdas-as-drogas-mataram-garoto-em-lanchonete/
  • Poeta Coleridge  08/03/2017 18:23
    "Sem pieguices" mas terminou falando pieguices.
  • Pasquale  08/03/2017 21:15
    Piegas significa "sentimentalismo extremado". Favor apontar um único trecho em que haja sentimentalismo extremado.
  • O Primado de Kardec  08/03/2017 19:42
    Parece um texto extraído dos estudos das leis morais de Allan Kardec!
    Impressionante!

  • anônimo  08/03/2017 20:45
    Muito bonito. Eu até queria que pudesse ser assim, mas não tenho ilusões, as coisas só tentem a piorar. Há 100 a 200 anos atrás, quando o ocidente era mais cristão, estávamos próximos de ter mais pessoas assim, mas quanto mais atacam o verdadeiro cristianismo, pior o mundo ocidental fica.
    Falo de um ocidente mais cristão porque foi o grande pilar desta civilização. Mas existem outros locais não cristãos como o Japão em que alguns dos valores citados eram importantes.
    Mas quanto mais os bons valores forem atacados em nome das ideologias, pior o mundo vai ficar.
    Só tenho esperanças em Deus mesmo. Pelo menos no céu as coisas vão ser melhores.
  • 4lex5andro  09/03/2017 13:50
    Um incentivo básico para prosseguir (principalmente como cristão), é ter como meta que nossos filhos e netos devem herdar uma realidade melhor do que o que nossos pais nos legaram.
  • anônimo  09/03/2017 18:48
    Estamos vivendo os últimos dias amigo.
    O mundo vai cair em uma ditadura global anti-cristã, inevitavelmente, conforme revelam os livros de Daniel e Apocalipse.
    Depois disto é o fim.
  • Marcos Campos  08/03/2017 21:16
    Gostei da parte que fala sobre não impor nada a ninguem, mas a importancia de externalizarmos nossas ideias, para que haja debate e internalização do ouvinte consequentemente uma externalização renovada em seus próximos debates.

    Uma semente pode mudar um pequeno grupo. Um pequeno grupo pode mudar uma nação.
    Ajudar uma pessoa a aprender a pensar lhe mostrando outras formas de um mesmo objeto é o caminho.

    Excelente artigo, me renovou!
  • Bode  09/03/2017 01:29
    Depois que li o Sermão da Montanha, dispenso qualquer receita para melhorar o mundo.
  • Paulo  09/03/2017 01:35
    Texto bom, traz um reflexo do moral e ético
  • anônimo  09/03/2017 03:17
    Até o Carl Marx sabia que o respeito é a base do capitalismo.

    Ninguém vai se empenhar no trabalho, sabendo que sua propriedade pode ser destruída, roubada, confiscada, expropriada, etc.

    O respeito é base do capitalismo. Ninguém vai à uma loja sabendo que vai ser enganado.

    Um país lotado de ladrões só vai resultar em destruição da propriedade.

    Além disso, se alguém falir o cliente vai viver de quê ?

    Enfim, limpe os pés antes de andar na propriedade dos outros.
  • Liber  09/03/2017 18:58
    A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus. – {Educação pág 57.3}
  • EUGENIO  10/03/2017 13:10
    ".......... convencer os outros por meio da argumentação e da persuasão, e não pela força ou coerção........."
    A persuasão é uma espécie de estupro mental,sutil e não por força física,uma forma de coerção mais LIGHT mas mais poderosa.
    Gorgia o grego, mestre na arte da persuasão,tinha uma estátua de ouro em seu jardim,presente de seus alunos,poderosíssimos na época.
  • Maurício  12/03/2017 11:25
    Esse texto é inspirador! Parabéns ao autor dessa obra filosófica, reflexiva e rica de conteúdo que faz as pessoas pensarem mais para buscar melhorias em suas vidas. Concordo com o autor: caráter é o mais importante de tudo para o indivíduo e as relações entre os seres humanos.
  • Sthephanie Lemos   12/03/2017 15:49
    Que texto maravilhoso e inspirador! Sou muito grata por todo ensinamento que tenho recebido através desses artigos. Mais uma vez vcs se superaram! Obrigada!
  • Neilton  30/03/2017 13:17
    O Instituto Mises é sensacional e se destaca pela qualidade dos seus profissionais e artigos produzidos. Esse texto é muito forte e impactante, digno de uma bela reflexão por parte de todos que o leiam. Parabéns ao autor e toda a equipe.
  • Emerson Luis  14/05/2017 14:26

    Senso de responsabilidade e desenvolvimento/autonomia moral.

    * * *


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.